PARANÁ

Filhos reencontram mãe depois de 54 anos; idosa vive em asilo de Curitiba há 47 anos

autor Publicado em 20 de Março de 2019

 

Filhos reencontram mãe depois de 54 anos; idosa vive em asilo de Curitiba há 47 anos

 

Filhos reencontraram a mãe depois de 54 anos sem notícias dela. Essa é a história da família de Maria Anunciada Pereira Cardoso. O reencontro com a idosa, de 80 anos, aconteceu em abril em um asilo de Curitiba, onde ela vive há 47 anos.

 

Maria foi à capital paranaense para fazer um tratamento de saúde e nunca mais voltou para casa, no interior do estado. Filhos, irmãos e parentes acabaram ficando para trás

 

Em 1964, Maria, o marido e os filhos moravam em Campina da Lagoa, no centro-oeste do Paraná.

 

Uma mudança no comportamento dela motivou o marido, João Alves Cardoso, que morreu há 13 anos, a buscar tratamento no Hospital Colônia Adauto Botelho, que trata pessoas com problemas psiquiátricos em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

 

oão deixou a esposa internada e voltou para o interior, onde criou os filhos e retomou a vida. Durante um tempo, fez algumas visitas para Maria. Na última, ao retornar para o interior, disse para a família que Maria havia desaparecido.

 

Registros do hospital

Nos registros do hospital, há duas datas de internação: primeira em novembro de 1964, com alta em fevereiro do ano seguinte; e a segunda em janeiro de 1972, e a alta três meses depois. Neste mesmo ano, os documentos oficiais mostram o encaminhamento de Maria do hospital para o Asilo São Vicente de Paulo.

 

"Quando ela teve alta no hospital, foi necessário estar em outra instituição porque não tinha mais contato com a família. Então, chegou aqui no Asilo São Vicente”, disse o padre José Aparecido, diretor do Asilo São Vicente de Paulo.

 

Não se sabe o que aconteceu com Maria entre os anos de 65 e 72.

 

"Ela é muito tranquila, no cantinho dela, até passa desapercebido o seu dia a dia. Ela tem a sua rotina de [quase] 50 anos de levantar, ir para o banho, depois tomar o café. Aí ela vai fazer suas orações", contou o padre.

 

Fonte: G1 PR

Avalie esta matéria:
Total de Voto(s): 1 - Média de Voto(s): 3.00

 

 

Supermercado REAL Rodapé