MUNDO

Pesquisadores descobrem naufrágio de 3.600 anos com toneladas de lingotes de cobre

autor Publicado em 13 de Abril de 2019

 

Pesquisadores descobrem naufrágio de 3.600 anos com toneladas de lingotes de cobre

 

Um navio comercial com cerca de 3.600 anos foi descoberto ao largo da costa ocidental da Antalya, na Turquia, e acredita-se ser o naufrágio comercial mais antigo alguma vez encontrado.

O navio, de 14 metros de comprimento e carregado com 1,5 tonelada de lingotes de cobre, foi encontrado a uma profundidade de 50 metros pelas equipas do Centro de Investigação Subaquática da Universidade de Akdeniz, mas a sua localização exata foi mantida em segredo para evitar pilhagens.

​Arqueólogos subaquáticos turcos descobrem um naufrágio de 3.600 anos da Idade do Bronze…

O navio pode ser o “mais antigo” do mundo, cheio de toneladas de lingotes de cobre ao largo da costa de Antalya no sul da Turquia

Os cientistas determinaram a quantidade de lingotes a bordo por meio de digitalização tridimensional do naufrágio obtida por pesquisas com sonar, mosaico fotográfico e digitalização de fotografias.

“A partir da tipologia dos lingotes, determinamos que o naufrágio foi de um dos navios mercantes do século XVI a.C. Graças a esses achados, nós abrimos novos caminhos na arqueologia subaquática”, disse Hakan Oniz, um dos pesquisadores.

“Ele naufragou provavelmente durante uma tempestade enquanto viajava de Chipre para a região do Egeu. Ele estava transportando uma carga de lingotes de cobre e o tipo desses lingotes nos ajudou a datar o navio. Este pode muito bem ser o navio mais antigo do mundo a transportar mercadorias industriais”, acrescentou Oniz.

Costa da ilha de Sicília, Itália

© AP PHOTO / AARON JACKSON

Encontrados destroços de cruzador naufragado em 1942 perto da Sicília (FOTOS)

Ele revelou ainda que a universidade está planejando formar uma equipe com especialistas locais e internacionais para um projeto de cinco anos para continuar a explorar a descoberta subaquática, que já foi apelidada de naufrágio da Idade do Bronze. Artefatos do recém-descoberto naufrágio, que se crê remontar ao século XVI a.C., serão mais tarde expostos em um novo museu na província turca de Antalya. Anteriormente, um naufrágio datado de 1400 a.C. foi descoberto ao largo da costa de Antalya, o qual se acreditava ser o mais antigo de seu tipo até esta recente descoberta.

 

 

Fonte: Pátria Latina

Avalie esta matéria:
Total de Voto(s): 1 - Média de Voto(s): 0.00

 

 

Espaço Viver Rodapé