MUNDO

Milhares de pessoas marcham em Barcelona contra declaração de independência

autor Publicado em 29 de Outubro de 2017

 

Milhares de pessoas marcham em Barcelona contra declaração de independência

 

Milhares de pessoas se manifestam hoje (29) no centro de Barcelona contra a declaração de independência promovida sexta-feira passada pelo parlamento da Catalunha e a favor da unidade da Espanha.

"Todos somos a Catalunha" é o lema da passeata organizada por uma entidade denominada Sociedade Civil Catalã (SCC) e da qual participam dirigentes dos partidos Ciudadanos (liberais), PSC (socialistas) e PPC (centro-direita).

Esses três grupos abandonaram o plenário do parlamento catalão na sexta-feira antes da votação da resolução sobre a independência da Catalunha.

Horas depois, o Conselho de Ministros do governo espanhol, após receber autorização do Senado, decretou a destituição de todo o gabinete regional e a dissolução do parlamento autônomo, com a convocação de eleições para o próximo dia 21 de dezembro.

 

Políticos lideram ato deste domingo

Na liderança da manifestação deste domingo, figuram dirigentes políticos, incluindo a ministra de Saúde espanhola, a catalã Dolors Montserrat.

Ao longo do percurso são vistas várias bandeiras espanholas, mas também da Catalunha e europeias, e os cantos de Viva Espanha e Viva Catalunha. As informações são da agência de notícias EFE.

A expectativa é que, ao final da manifestação, discursem o ex-ministro Josep Piqué, o ex-ministro socialista e ex-presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, e o ex-líder do Partido Comunista Espanhol, Paco Frutos.

 

Fonte: Agência Brasil

Avalie esta matéria:
Total de Voto(s): 0 - Média de Voto(s): 0

 

 

Mais FM