BRASIL

Eclipse da lua de sangue está chegando e poderá ser visto de todo Brasil

autor Publicado em 20 de Janeiro de 2019

 

Eclipse da lua de sangue está chegando e poderá ser visto de todo Brasil

 

Muita gente gosta de acompanhar os fenômenos astronômicos previstos para o ano, e, da madrugada de 20 para 21 de janeiro (domingo para segunda), acontecerá a chamada Superlua de Sangue de Lobo.

Os especialistas indicam que será mais fácil observar o eclipse lunar nesse momento do que foi em julho do ano passado – quando aconteceu o eclipse lunar mais longo do século 21 – porque a Lua estará mais próxima da Terra.

O nome ‘Superlua de Sangue de Lobo’ é decorrente do fato que a primeira lua cheia de janeiro é denominada ‘lua de lobo’ – por conta de tradições norte-americanas. Ela estará mais próxima da terra, o que fará com que aparente estar maior e mais brilhante, e ficará avermelhada ao se projetar na sobra da terra.

 

Quando começa o fenômeno?

De acordo com o Observatório Nacional brasileiro, o eclipse da Lua terá início às 0h37, horário de Brasília. Mas, a princípio, não será possível ver a olho nu a mudança: a Lua ficará menos brilhante, o que se dá o nome de ‘eclipse penumbral’. Pelos 57 minutos seguintes, a lua começará a escurecer.

Até chegar à 1h34, quando se dá início ao eclipse parcial (a lua começa a ficar com um pontinho escuro e irá escurecer cada vez mais).

O eclipse total começará às 2h41, e é aí que o espetáculo nos céus acontece de fato: a Lua de Sangue entra em cena, e o satélite natural tem cor avermelhada durante toda essa fase do eclipse total. De acordo com a Nasa, será 1 hora e 2 minutos de cobertura total do satélite. Ou seja, até as 3h43 a lua vermelha ainda poderá ser vista.

O Observatório Nacional explica que, até as 4h51, a lua voltará a ficar cada vez mais iluminada, voltando à fase de eclipse parcial. O eclipse penumbral terminará às 5h48.

 

Horários no Paraná

 

Para todas as pessoas que estiverem no fuso horário de Brasília, incluindo o Paraná, os horários do fenômeno serão os seguintes:

Início do eclipse penumbral: 0h37 de 21 de janeiro

Início do eclipse parcial: 1h34 de 21 de janeiro

Início do eclipse total: 2h41 de 21 de janeiro

Fim do eclipse total: 3h43 de 21 de janeiro

Fim do eclipse parcial: 4h51 de 21 de janeiro

Fim do eclipse penumbral: 5h48 de 21 de janeiro

 

Fonte: O BemDito

Avalie esta matéria:
Total de Voto(s): 1 - Média de Voto(s): 0.00

 

 

Mais FM